quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Notícias da equipe de Brasília!

Amigas/os, companheiras/os, parceiras/os e outras pessoas solidárias/as com a luta do povo!

É com grande alegria e motivação que anunciamos as boas novas da organização da I Conferência da Pesca Artesanal, que acontecerá em Brasília, entre os dias 28 e 30 de setembro. Além de um marco de organização e fortalecimento do trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais, uma mostra da insatisfação com as tantas promessas e tanta falta de políticas públicas coerentes com a necessidade real das comunidades pesqueiras artesanais e as ameaças que estas têm sofrido.

Os preparativos estão sendo feitos de norte a sul do Brasil por pescadores e pescadoras artesanais, que comprometidos com a causa arregaçaram as mangas e mobilizam os participantes; organizam delegações; arrecadam alimentos e preparam barracas e equipamentos para esse momento importante em forma de grande acampamento.

Em Brasília, a equipe corre para garantir a infra-estrutura de apoio e realização. Sindicatos, movimentos populares, organizações sociais e pessoas têm sido solidários e é eles que têm garantido boa parte das demandas.

A programação da Conferência inclui plenárias; celebrações; tendas temáticas nas mesmas linhas que formam o documento base de propostas de políticas públicas (território e identidade; pescadoras; sustentabilidade ambiental e grandes projetos; direitos sociais; ordenamento da pesca; política de desenvolvimento para a pesca artesanal e legislação).

Além disso, dois outros momentos importantes serão o ato simbólico da entrada do Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais na Via Campesina e o grande ato público.

Os estados que confirmaram participação são: Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Roraima.

Mas, todos os que são solidários com a causa e se preocupam com a garantia de vida desta geração e das próximas, são convidados a participar!